4 em 10 clientes estão voltando aos salões de beleza

Em pesquisa de mercado realizada pela Beauty Fair em parceria com a Radar Pesquisas, foi constatado que 4 a cada 10 clientes voltaram aos salões de beleza na mesma frequência que antes da pandemia.


A pesquisa aponta para um grande fato: a pandemia alterou de forma significativa o modo como nos relacionamos no mercado da beleza, tendo atingindo os nichos de diferentes formas.


Os dados foram apresentados pelo Diretor-geral da Beauty Fair, Cesar Tsukuda, no último dia 6 de junho, durante o Beauty Fair Summit para donos de salões, que aconteceu no Sheraton WTC Hotel, em São Paulo.


Na ocasião, Cesar Tsukuda falou sobre os diferentes impactos que a pandemia gerou para o setor da beleza e falou, ainda, sobre como os consumidores estão reagindo ao retorno das atividades.


A pesquisa realizada pela Beauty Fair, entrevistou 600 consumidores finais e revelou que, aos poucos, os clientes estão voltando a visitar os salões de beleza com a mesma frequência que o período anterior à pandemia.


Segundo o levantamento, 36% dos clientes da classe A já voltaram a frequentar os salões da mesma forma que antes, enquanto 25% dos clientes da classe B e 23% dos clientes da classe C ainda estão voltando.


Os dados apontam para um retorno gradual desses consumidores, com projeções de crescimento para um futuro próximo: 45% dos clientes pretendem frequentar os salões mais vezes que atualmente.


Outra constatação foi a tendência de uma nova realidade entre essas consumidoras, onde 46% das clientes estão conhecendo salões diferentes daqueles que frequentavam antes da pandemia, sendo que entre as razões para isso estão:

  • 21% o salão que costumava ir mudou, ficou longe.

  • 18% o salão que costumava ir fechou.

  • 18% o profissional que gostava mudou de salão.

  • 38% quis mudar, conhecer outros salões

  • 23% quis um salão mais próximo, o salão que costumava ir fica longe.

  • 18% ficou muito caro, mudou para um mais barato.

Os clientes ainda apontaram como principal fator na escolha de um salão de beleza: ser atendido pelo mesmo profissional (16% dos entrevistados).

Para a pesquisa, outros fatores que ainda podem influenciar nessa escolha são: preço (15%), educação dos profissionais (14%), usar marcas profissionais (12%), agilidade no atendimento (9%).


Fonte: Beauty Fair.