top of page

7,3 milhões de empreendedores tinham empréstimos ativos em 2022

Com a taxa de juros atual, no entanto, a busca por crédito reduziu. Segundo o Sebrae, a taxa média para financiamentos voltados aos pequenos negócios está em torno de 35% ao ano


Levantamento do Sebrae aponta que 7,3 milhões de pequenos negócios possuíam empréstimos ativos no final de 2022. O volume representa um aumento de 27% em comparação com 2019. A pesquisa foi feita com base em dados do Banco Central.


Dos 7,3 milhões, 828,7 mil eram microempreendedores individuais, 3,9 milhões microempresas e outros 2,5 milhões formados por empresas de pequeno porte. O aumento, segundo o Sebrae, é reflexo dos esforços de inclusão e maior acesso ao crédito durante a pandemia da covid-19, em 2020 e 2021.


Décio Lima, presidente do Sebrae, lembra que o ritmo da procura por crédito diminuiu agora em 2023 por conta da alta dos juros. "Com a taxa básica a 13,75% ao ano, cria-se um obstáculo para os empreendedores crescerem. Em muitos dos casos, eles tomam créditos somente para quitar dívidas anteriores ou para ter um capital de giro", diz.


De acordo com o Sebrae, a taxa média para financiamentos voltados aos pequenos negócios está em torno de 35% ao ano. Diante desse quadro, a orientação da entidade aos empreendedores é que fiquem atentos à gestão financeira da empresa, à organização dos processos e ao controle de estoques, o que contribuir para um fluxo de caixa saudável.


FONTE: dcomercio.com.br

Comments


bottom of page