Observando as tendências do mercado, os clientes têm sido cada vez mais exigentes e quando o assunto são as práticas de Limpeza ou Asseio e Conservação de ambientes, é ainda mais crítico.
Na busca constante por Qualidade X Custo Benefício dos serviços, as empresas Contratantes sempre procuram o "mais por menos", ou seja, buscam mais qualidade no atendimento com menor número possível de prestadores envolvidos.
No cenário atual, é cada vez mais importante o papel de uma Liderança qualificada, capacitada e treinada, pois diante dos desafios de entender e atender as exigências dos clientes são esses “Inspetores, Supervisores, Encarregados e Gerentes Operacionais”, que exercem papéis estratégicos junto aos contratos.
Visando garantir a manutenção "sadia" das relações entre Empresas e Contratadas, esses profissionais atuam diretamente como Multiplicadores de conhecimentos, Mediadores de conflitos, Gestores de pessoas e Agentes motivacionais.
Para atender bem as exigências profissionais atuais é necessário estar bem preparado para o mercado, ou seja, buscar o autoconhecimento, a formação profissional e o desenvolvimento constante das Competências e Habilidades voltadas para a Liderança Operacional, “pensar fora da caixa” na Gestão dos Processos Operacionais, assim como também das ferramentas de avaliação e controle, é um requisito mínimo hoje em dia para quem trabalha com atividades e pessoas nessa área.
O sucesso de uma Equipe Operacional, se inicia com a Liderança formando profissionais diferenciados e comprometidos, que conhecem amplamente as Metas e Objetivos da empresa que são aplicadas a cada posto de trabalho, e como o resultado individual impacta e soma positivamente no sucesso da empresa com um todo.
Autor: Juarez de Alcantara – Gestor de Segurança e Qualidade do Trabalho, técnico em Segurança do Trabalho, Especialista em gestão de processos e prevenção de perdas, Gestor Ambiental e Docente em cursos de gestão, liderança, limpeza profissional e temas para condomínios.