Além de premiações, as 15 distritais da entidade trarão palestras com o intuito de orientar e capacitar os empresários
Os empresários do comércio atravessaram um período de extrema turbulência causado pela pandemia de covid-19. Da noite para o dia, o consumidor sumiu, o abastecimento foi interrompido e as suas lojas precisaram ser fechadas. Era de se imaginar o caos instalado no setor, mas três anos mais tarde, o que se vê é um Comércio mais forte e adaptado às exigências do mundo pós-pandêmico.
As portas de muitos estabelecimentos não foram mais abertas, é verdade. Mas os espaços estão sendo ocupados por outros que já nascem convictos de que a interação com o consumidor atual precisa extrapolar os limites do balcão. Os canais digitais e a conveniência do delivery foram incorporados às rotinas do setor, moldando o comércio moderno.
Em meio a esse processo de adaptação, o setor começa a apresentar resultados positivos. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) mostram que nos primeiro quatro meses do ano as vendas do comércio cresceram 1,9% na comparação com igual período do ano passado. É um número modesto, acumulado sobre a base fraca de 2022, mas que indica resiliência.
Parece que o pior ficou para trás, embora pela frente ainda exista um campo minado com juros altos, crédito escasso, endividamento do consumidor e o risco sempre presente de recrudescimento da inflação. Mas está provado que o setor tem couraça, vai atravessar qualquer obstáculo que aparecer.
Por trás de cada loja que enfrentou a turbulência dos últimos três anos há um condutor ajustando as rotas, o comerciante, cujo dia se comemora em 16 de julho. Para homenagear esse herói, a Associação Comercial de São Paulo (ACSP) preparou uma semana de eventos nas suas sedes distritais.
Para o presidente da ACSP, Roberto Matheus Ordine, nada mais justo do que reconhecer o trabalho que os empreendedores fazem em todo o País. "O Dia do Comerciante é uma das datas mais importantes para a nossa entidade centenária, e essa comemoração é uma forma de homenagear aqueles que investem na nossa cidade com coragem e enfrentam dificuldades diárias."
Segundo Renan Luiz Silva, gerente de Serviços Institucionais da ACSP, além de agradecimentos, a Semana do Comerciante será uma oportunidade para a atualização e capacitação desses empresários.
As distritais trarão palestras sobre os seguintes temas: uso das redes sociais para auxiliar nas vendas e promoção de produtos; vendas pela internet; planejamento estratégico; empresa familiar, entre outros assuntos abordados por especialistas.
Além das palestras, as 15 distritais da ACSP selecionaram um empresário de cada uma das regiões que abrangem para receber uma premiação. Os eventos da Semana do Comerciante acontecem na próxima sexta-feira, 7/7, e na semana seguinte, entre os dias 10 e 13 de julho, a partir das 19 horas. Confira a programação CLICANDO AQUI.
FONTE: dcomercio.com.br
Hozzászólások