Antes da pandemia, mundos digital e físico disputavam o mesmo espaço na empresa

Diretor-executivo da Via, empresa responsável pelas Casas Bahia e pelo Ponto Frio, analisa mudanças no consumo e aceleração tecnológica


O episódio desta semana do Mercado & Perspectivas, podcast da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), recebe Fernando Gasparini, diretor-executivo de Logística da Via, empresa gestora das marcas Casas Bahia e Ponto Frio. Na conversa, Gasparini comenta os investimentos realizados pela rede, a aceleração tecnológica e o perfil do cliente.


De acordo com o executivo, a estratégia de caminhar para o mundo digital sempre fez parte da companhia. Para isso, foi preciso investimento em tecnologia, mapeamento de pontos de desenvolvimento e captação de recursos para buscar a evolução necessária. “Sempre soubemos que, para o digital, precisávamos ser mais ágeis com o prazo de entrega”, complementa.

Aproveitando toda a assertividade e estrutura da Via, no fim de 2020, a empresa intensificou sua presença no marketplace, considerando a necessidade de o cliente contar com variedades e opções para escolher os produtos que quisesse. “Precisávamos oferecer, para o mercado, toda a infraestrutura que a Via tem.”

No bate-papo, Gasparini conta também sobre a mudança no perfil do consumidor. Na opinião dele, atualmente, o cliente está mais informado e mais consciente do que quer. O executivo ressalta que as lojas físicas têm sido pontos de conversão. “Antes da pandemia, os mundos digital e o físico eram, praticamente, concorrentes, mesmo fazendo parte de uma mesma empresa”, afirma Gasparini.

A agenda ESG também foi pauta da entrevista. O diretor da Via destaca a importância do tema dentro da rede e de todo o empenho para que esta se adapte às práticas. “Investimentos nesta área são necessários. É o futuro!”. Fernando Gasparini ainda fala sobre Inteligência Artificial (IA) e tendências de mercado.


FONTE: fecomercio.com.br