top of page

Bares e restaurantes lideram criação de empregos formais no setor de serviços em SP

Ritmo de contratações no setor de comércio e serviços caiu no último ano, e a tendência para 2023 é de continuidade nessa desaceleração do crescimento, segundo FecomercioSP

Os setores de comércio e serviços criaram 425.975 novos empregos com carteira assinada em 2022 no Estado de São Paulo, de acordo com a Pesquisa de Emprego no Estado de São Paulo, da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP). Segundo a entidade, o ritmo de contratações no setor caiu no último ano, e a tendência para 2023 é de continuidade nessa desaceleração do crescimento.


No setor de serviços, chamam a atenção as contratações dos segmentos de bares e restaurantes (37.596 aberturas líquidas de vagas em 2022); serviços para edifícios e atividades paisagísticas (19.831); e transporte rodoviário de carga (22.434).

Entre as contratações do comércio, o segmento de comércio e reparação de veículos automotores respondem por 11.269 novas vagas.

No ano, o comércio gerou 100.784 vagas, e serviços lideraram a criação de empregos formais, com 325.191 novos postos.

Para a FecomercioSP, o ano passado mostrou significativo crescimento do mercado de trabalho em ambos os setores, mas com sinal evidente de arrefecimento do ritmo de expansão.

A Federação atribui a desaceleração ao fim do período mais agudo de retomada pós-pandemia e à conjuntura econômica menos favorável, principalmente diante de inflação mais alta, juros elevados e níveis de endividamento e inadimplência familiares em níveis recordes. Isso afetou o poder de compra da população e por consequência reduziu o ritmo de contratações, diz a entidade.


FONTE: https://valorinveste.globo.com/

Comments


bottom of page