Brasil ocupa 8º lugar em ranking de desigualdade social

O Brasil é um dos países mais desiguais do mundo. De acordo com a ONU, o País ocupa o 8º lugar no ranking de desigualdade social. Mudar esse cenário é uma responsabilidade que deve ser compartilhada entre todos os setores da sociedade.

Agora, as empresas têm a chance de se tornarem protagonistas para promover a transformação necessária de estruturas excludentes de dentro para fora das organizações.

Trazer a discussão sobre justiça social para dentro dos negócios e transformá-la em práticas é um dos objetivos do Movimento B, aqui representado pelo Sistema B Brasil.

No sentido de provocar um alinhamento de práticas corporativas para atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030, a organização disponibiliza no site o Manifesto pela Justiça Social, onde traz alguns insights e reflexões recolhidos durante meses de conversa com a Rede de Empresas B.

O documento é rico em informações sobre justiça social no Brasil e também reforça alguns dos compromissos do Sistema B para avançar com o tema, como trazer mais empresas com origem na periferia para a rede e promover a geração de negócios com elas, bem como atuar ativamente em prol do crescimento da representatividade negra nas empresas, não só em cargos operacionais, como também em posições de liderança.

“Mergulhamos nessa jornada com a lente de atuação local ainda mais relevante na agenda ESG, entendendo desafios e barreiras que pautas sociais ainda possuem nas tomadas de decisão de organizações que priorizam apenas o lucro. Com a proposta do ‘Conversando a gente se aprende’, dialogamos a partir de diversas visões de mundo, investigando qual passo ainda precisa ser dado para todas as pessoas trabalharem juntas para mudar as regras do jogo. E a resposta vem da periferia e do povo preto que há muito tempo já ensaia soluções e inovações regenerativas.

Enquanto não enxergarmos como potência quem, historicamente, teve usurpada a força de trabalho braçal e intelectual e deixado à margem do desenvolvimento socioeconômico, não teremos transparência e compromisso real com a justiça social. Esperamos que esse material, onde compartilhamos caminhos possíveis, ilumine as oportunidades que empresas socialmente responsáveis têm em liderar a transformação da economia”, afirma a Coordernadora de Relacionamento e Causas, Lygia Anthero.

O Sistema B Brasil é uma organização parceira do B Lab desde 2013, responsável pelo engajamento, divulgação e promoção local de todo movimento B no Brasil. Ele articula um movimento global de pessoas que usam os negócios para a construção de uma economia mais inclusiva, equitativa e regenerativa para as pessoas e para o planeta. No centro deste movimento estão as Empresas B, que totalizam cerca de 300 no Brasil, mais de 1.500 na América Latina e 6.500 no mundo.

Estas empresas compartilham um perfil de negócio que equilibra propósito e lucro, considerando o impacto de suas decisões em seus trabalhadores, clientes, fornecedores, comunidade e meio ambiente, e estão presentes em mais de 89 países.

FONTE: diariodocomercio.com.br