top of page

Concurso Público Nacional Unificado



"Enem dos concursos": Governo lança Concurso Público Nacional Unificado

O processo selecionará, de uma só vez, 6.640 servidores para 21 órgãos públicos Federais

.

Governo Federal, por meio do Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, lançou nesta quarta-feira, 10, um conjunto de oito editais do CPNU - Concurso Público Nacional Unificado.

 

Esses oito editais representam os diferentes blocos temáticos contemplados nesse processo de seleção (confira abaixo), em modelo que amplia a possibilidade de escolha da vaga, respeitando a vocação e o perfil profissional de cada candidato. Isso ocorre porque o CPNU permitirá a inscrição para mais de um cargo, desde que no mesmo eixo temático.

 

A prova será realizada no dia 5 de maio e contará com avaliações objetivas específicas e dissertativas, por área de atuação.

 

O CPNU representa um passo essencial para o processo de reconstrução do Estado brasileiro, ao promover a recuperação das capacidades das organizações governamentais afetadas pelas políticas de redução do papel do Estado e de desmantelamento institucional praticadas pelos últimos governos. Nos últimos seis anos, o Governo Federal perdeu 73 mil servidores.

 

O "Enem dos concursos" vai selecionar, de uma só vez, 6.640 servidores para 21 órgãos públicos Federais (órgãos e entidades da Administração Pública Federal direta, autárquica e fundacional). As inscrições estarão abertas entre 19 de janeiro e 9 de fevereiro.

 

A prova do dia 5 de maio será aplicada em 220 cidades, localizadas em todas as Unidades da Federação, com questões objetivas específicas e dissertativas por área de atuação. O MGI estima que o certame receba de 2 milhões a 3 milhões de inscritos.

 

A divulgação dos resultados das provas objetivas e preliminares das provas discursivas e redações será no dia 3 de junho. Os resultados finais serão anu

 

bottom of page