“Economix” analisa a subida de preços que preocupa o mercado

Sacconato comenta o resultado do Índice de Preços ao Consumidor chinês e norte-americano


A preocupação com o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) que voltou a subir em outubro com alta de 0,59%, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), é analisado no Economix – podcast de economia e negócios da Federação do Comércio Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP).

“O indicador ficou mais alto do que o mercado esperava, principalmente pelo aumento nos alimentos, que atinge especialmente as camadas mais pobres da população, e dos transportes”, explicou o economista André Sacconato, que ainda comentou os dados da Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), com crescimento de 1,1% em setembro – primeira alta em cinco meses.

Entre os destaques da economia internacional, dois dados do Índice de Preços ao Consumidor (CPI, na sigla em inglês). Na China, o indicador subiu em outubro, o que mostra um enfraquecimento da economia chinesa, segundo aponta Sacconato. Na análise anual, o indicador registra alta de 2,1% em outubro, enquanto nos EUA a alta foi de 7,7% em 12 meses.



FONTE: fecomercio.com.br