Elevação na prévia do PIB de julho anima mercado brasileiro

Economix analisa, ainda, a queda nas vendas do setor do varejo nacional e a situação da economia norte-americana

A elevação na prévia de 1,17% do Produto Interno Bruto (PIB), em julho, ante o mês anterior, segundo os dados do IBC-Br, indicador do Banco Central (Bacen), surpreendeu o mercado brasileiro. Esta injeção de ânimo é um dos temas do Economix – podcast de economia e negócios da FecomercioSP –, gravado mensalmente com André Sacconato, assessor econômico da Entidade.

O economista fala ainda sobre a queda nas vendas do setor do varejo nacional, que registrou queda de 0,8% no mês de julho, de acordo com dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A média móvel trimestral foi de 0,9% e -1,8%, no acumulado dos últimos 12 meses.

No cenário externo, destaque para a divulgação do índice de preços ao consumidor dos Estados Unidos (CPI, na sigla em inglês), que apontou alta de 0,1%, em agosto, na comparação com julho. Os dados foram publicados no dia 15 de setembro pelo Departamento do Trabalho norte-americano.

O Economix traz também análise acerca do recuo de 0,1% do índice de preços ao produtor do país (PPI, na sigla em inglês) e o que esperar da próxima decisão do Federal Reserve (Fed). FONTE: fecomercio.com.br