Férias de verão prometem aquecer setor de turismo

Estimativa é de que a demanda por pacotes, principalmente nacionais, supere os resultados de 2019, antes da pandemia

A primavera 2022 de altas temperaturas já anuncia um verão de muito sol e instiga os viajantes a sonhar e a reservar seus lugares em ônibus e aviões rumo ao destino dos sonhos no fim de ano e nas férias de janeiro.


A alta temporada, depois de dois longos anos de afastamento social por causa da pandemia, promete ser agitada. Pode ser que o destino não seja exatamente o dos sonhos, já que o preço do dólar impacta tanto viagens internacionais como nacionais, a expectativa do setor é superar os números da temporada 2019/2020.


Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) justificam o otimismo. O primeiro trimestre mostra expansão de mais de 42% em comparação ao mesmo período do ano passado. A expectativa é de que as festas de fim de ano façam esse índice crescer.


De acordo com o presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens de Minas Gerais (Abav-MG), Peter Mangabeira, o sentimento reinante é positivo, especialmente para o turismo nacional.


A forma de pagamento mais utilizada é o parcelamento via cartão de crédito, mas bons descontos têm feito muita gente optar por pagar à vista, especialmente via Pix.


“As pessoas querem viajar depois de tanto tempo com medo. Nesse verão devemos superar os resultados de 2019. A maior dificuldade é que o preço da passagem aérea e o rodoviário está crescendo a reboque dessa situação. Os turistas estão procurando por espaços mais abertos. Destinos como Capitólio (Sul de Minas) e Serra do Cipó (Região Metropolitana de Belo Horizonte), estão entre os mais procurados no Estado. Mais uma boa notícia é que o público está voltando a procurar as agências de viagem. Isso significa que estão fazendo viagens mais longas e complexas, requisitando uma densidade maior de informações”, destaca Mangabeira.


A cofundadora do Passagens Imperdíveis – aplicativo de compartilhamento de promoções de passagens aéreas -, Patrícia Guedes, espera, apoiada pelos resultados alcançados ao longo do ano, por um verão agitado.


A plataforma registrou aumento de 34% na busca por passagens aéreas neste ano na comparação com 2021. Além da vacinação contra a Covid-19 e a retirada da maioria dos requisitos sanitários de viagem, ela atribui o crescimento à modalidade de voos flexíveis, disponível para viagens nacionais e internacionais.


Os destinos internacionais foram os mais procurados, visto que a economia é maior em relação aos preços comuns. Não raro, ultrapassa os R$ 3 mil, já incluindo ida, volta e taxas. Os destinos no exterior mais procurados são Paris, Orlando, Lisboa, Miami, Buenos

Aires, Nova York, Santiago, Cancún, Madri e Londres. Já os nacionais mais populares para o verão em nossa plataforma são Jericoacoara (CE), Fernando de Noronha (PE), Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP), Gramado (RS), Fortaleza (CE), Maceió (AL), Recife (PE), Salvador (BA) e Natal (RN).


“Os destinos mais procurados para as férias de verão são: Jericoacoara, Fernando de Noronha, Rio de Janeiro, São Paulo, Gramado, Fortaleza, Maceió, Recife, Salvador e Natal. Uma opção para pagar mais barato nas viagens é o serviço de voo flexível, que se tornou uma alternativa barata de viajar diante da alta dos preços das passagens aéreas. Se o viajante tiver flexibilidade de 24 horas nas datas escolhidas, pode pagar, em média, 40% a menos que o valor convencional. E como verão é sinônimo de férias, fica mais fácil se programar, desde que evite períodos de altíssima temporada, como Natal, Réveillon, janeiro e Carnaval”, pontua Patrícia Guedes.


A análise do SVP do Hurb – maior agência de viagens on-line sediada no Brasil, Antônio Gomes, caminha no mesmo sentido, apesar da Copa do Mundo que, pela primeira vez, acontece no segundo semestre:


“Em 2022 temos a particularidade de uma Copa do Mundo que acontece entre os meses de

novembro e dezembro. Historicamente, o campeonato representa uma baixa na ocupação dos hotéis, principalmente em função da preferência dos consumidores em investir os recursos em canais por assinatura e eventos para acompanhar os jogos. No entanto, os hotéis têm feito boas promoções para mudarmos esse cenário em 2022”, avalia Gomes.

Mesmo não sendo um destino clássico de verão, Tiradentes, no Campo das Vertentes, espera uma excelente ocupação ao longo da temporada, com lotação máxima no Réveillon e durante a Mostra de Cinema de Tiradentes, que vai acontecer na última quinzena de janeiro.

Segundo a sócia-proprietária da Pousada Papyrus, Eli Araújo, a cidade tricentenária atrai turistas que buscam tranquilidade e conexão com a natureza, especialmente famílias. O empreendimento inaugurado há 12 anos oferece 17 suítes distribuídas em diferentes categorias, com um total de 45 leitos.


“2022 foi um ano muito bom e para 2023 a expectativa é enorme. Já temos procura até para abril. A cidade está trabalhando para superar os resultados de 2019. As pessoas estão procurando lugares que tenham variedade de atrativos e contato com a natureza. Tiradentes oferece história, cultura, gastronomia, esportes radicais e contemplação, além de um fácil acesso para quem vem do Rio de Janeiro, São Paulo e de toda Minas Gerais. Esperamos nos consolidar também como destino de verão”, afirma Eli Araújo.


FONTE: diariodocomercio.com.br