O Que é Plano de Carreira e Como Montar Um Para o Seu Salão?

O plano de carreira é uma maneira de dar clareza ao profissional sobre os próximos passos em seu desenvolvimento dentro de determinada empresa. Isso pode criar um time mais engajado e focado, já que terão objetivos claros para alcançar.


Continue a leitura e entenda em detalhes o que é esse tipo de organização e como isso pode ser aplicado a salões de beleza!


O que é plano de carreira?

Em suma, o plano de carreira é uma forma de planejar todo o percurso profissional de um colaborador, partindo de sua função inicial no negócio e visando chegar a um outro cargo.


Assim, os colaboradores têm ciência de todas as atribuições das posições seguintes, o que funciona como uma espécie de guia para seu desenvolvimento e aprimoramento. Esse tipo de clareza cria um propósito maior para os funcionários e torna a organização das tarefas e demandas muito mais simples.


Como montar um plano de carreira para o seu salão de beleza?

Agora que você sabe o que é o plano de carreira, você pode começar a pensar em oferecê-lo no seu salão de beleza! Confira algumas dicas para montar um:


Carreira em Y

Dentro do mercado da beleza, existem, em geral, dois tipos de profissionais: aqueles que são especialistas técnicos e aqueles que são mais voltados para liderança e gestão. Isso mostra que pensar na carreira em Y pode ser muito bom.


Basicamente, existem dois caminhos profissionais para que o plano seja montado:

um focado em competências técnicas, como cabeleireiros e maquiadores renomados; um focado em gestão, para líderes.


Dessa forma, é possível oferecer oportunidades para os dois perfis.


Metas

Estabeleça metas claras e realistas para o seu time avançar nas posições dentro do negócio. Elas podem envolver diversas coisas, como número de clientes recorrentes, satisfação dos clientes, faturamento, treinamentos feitos — o importante é serem facilmente mensuráveis para que sejam acompanhadas mês a mês.


Assim, quando metas suficientes forem batidas, a promoção pode ocorrer.


Treinamentos

Já que a ideia é promover crescimento profissional, é preciso oferecer e recomendar treinamentos! Busque por coisas como:

workshops; congressos e cursos; eventos do mundo da beleza.


É importante que a capacitação seja pensada para o caminho desejado de cada profissional. Se ele quer se tornar um especialista, cursos sobre tendências e técnicas são mais recomendados. Agora, para aqueles que querem um cargo de gestão, treinamentos de liderança e organização são mais indicados.


Fonte: Beautyfair.