Índice Sebrae de Confiança do Pequeno Negócio aponta que 64% de pesquisados estão confiantes
Os pequenos empresários de Minas Gerais estão em clima de otimismo em relação às vendas de fim de ano. É o que aponta o Índice Sebrae de Confiança do Pequeno Negócio (Iscon), do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Minas Gerais (Sebrae Minas). De acordo com o Iscon, mais de 60% dos donos de pequenos negócios esperam aumentar o faturamento na comparação com o mesmo período em 2021. Os segmentos mais otimistas foram o comércio e o setor de serviços.
O levantamento foi realizado entre os dias 1º e 15 de novembro com 738 empreendedores mineiros. Dentre eles, 64% estão otimistas e acreditam que o faturamento com as vendas neste final de 2022 será superior ao do ano anterior; já 22% esperam que o resultado seja o equivalente ao obtido em 2021 e 14% estão mais pessimistas e aguardam uma queda.
A assistente do Sebrae Minas, Izabella Siqueira, explica que historicamente esse período do ano costuma ser de otimismo em relação às vendas, principalmente, no setor do comércio. Ela ainda destacou que os empresários do setor de serviços – que inclui bares, restaurantes e eventos – também apresentaram grandes expectativas para este final de ano.
Ela diz que os fatores que motivaram esse clima de confiança entre os pequenos empresários mineiros foram as quedas da inflação e do desemprego; a liberação do Auxílio Brasil por parte do governo, além da chegada do 13º salário. Todos eles contribuem para um aumento na renda e no poder de compra do consumidor, aponta a assistente. Outro ponto citado e que influenciou nas vendas nesta reta final – especialmente nos serviços, com aumento na movimentação de pessoas nos bares – foi a Copa do Mundo, além das tradicionais compras de Natal e também para as comemorações de Ano Novo.
A pesquisa ainda apontou que seis em cada dez pequenos empresários apostam em descontos e promoções sobre produtos e serviços para aumentar suas vendas; um terço investiu em campanhas de fidelização e 21% dos entrevistados responderam que pretendem realizar sorteios de brindes para atrair os consumidores.
Quanto à divulgação, mais de 90% disseram que planejam utilizar as redes sociais e aplicativos de mensagens para comunicar a seus clientes sobre suas promoções. Em contrapartida, apenas 9% adotaram as mídias tradicionais – como TV, rádio e jornais impressos – com esse objetivo.
O levantamento realizado pelo Sebrae Minas também revelou que dois em cada dez empresários entrevistados aumentaram o número de contratações de mão de obra para este momento, em relação a 2021; outros 18 % disseram ter contratado a mesma quantidade de profissionais e outros 9,5% afirmaram ter contratado menos que no final do ano anterior. “Os resultados desse levantamento apontam uma tendência de aumento da atividade econômica neste período de festas de fim de ano”, afirma Siqueira.
Izabella relata que 2022 foi um ano desafiador para os pequenos empresários em Minas Gerais. Apesar de apresentar bons resultados na comparação com os últimos anos, este ano ainda não está no patamar ideal. Ela conta que índices como taxa de desemprego, inflação e juros vêm apresentando reduções se comparado com 2021 e 2020, por exemplo, mas ainda estão elevados e isso traz dificuldades para os donos de pequenas empresas no Estado. Porém, mesmo com esses desafios, os empresários se mostraram mais confiantes que em anos anteriores.
FONTE: diariodocomercio.com.br