Plano de trabalho de órgão da Câmara de Comércio Exterior contém temas convergentes com a agenda def

Imagem FecomercioSP

O plano de trabalho para o biênio 2021-2022 do Conselho Consultivo do Setor Privado (Conex) – da Câmara de Comércio Exterior (Camex) – contém temas convergentes com a agenda defendida pelo Conselho de Relações Internacionais (CRI) da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP).

No eixo estratégia comercial, por exemplo, o Conex vai discutir as diretrizes para a política comercial brasileira contemplando temas como a revisão da Tarifa Externa Comum, escalada tarifária, mercados preferenciais para a celebração de acordos de comércio, investimentos e de não bitributação, entre outros.

Atuação do CRI O CRI tem trabalhado intensamente para abrir um canal de diálogo entre os setores privado e público, encaminhando propostas de melhoria do ambiente de negócios para o comércio exterior. Nesse contexto, a reativação do Conex no final de 2020 é positiva ao permitir a participação do setor privado na elaboração de políticas públicas que objetivem uma maior inserção do Brasil no mercado internacional. Fortalecimento do comércio exterior O Conex é um órgão colegiado formado por representantes da sociedade civil e do setor privado com o objetivo de auxiliar o governo na elaboração de políticas voltadas ao fortalecimento do comércio exterior brasileiro e à atração de investimentos. O órgão estava inativo por três anos e, atualmente, é formado por representantes da indústria, agronegócios, serviços, acadêmicos, entidades de defesa do consumidor, entre outros. Os integrantes farão reuniões semestrais para discutir e encaminhar propostas ao governo em frentes temáticas como estratégia comercial, estrutura tarifária, agenda regulatória, financiamento às exportações, promoção comercial e governança. Saiba mais sobre o Conselho de Relações Internacionais (CRI) clicando aqui. Faça parte Se você tem interesse na melhoria do ambiente de negócios para que a sua empresa possa crescer, conheça melhor a FecomercioSP. Você pode se tornar um associado e ter acesso a conteúdos e serviços exclusivos, além de descontos em eventos e outros benefícios.

Fonte: https://www.fecomercio.com.br

1 visualização0 comentário