PODCAST - Crise de confiança abala fundamentos econômicos do País, avalia CEEP



Apesar de o Banco Central (BC) elevar consecutivamente a taxa básica de juros, por que a inflação não arrefece? Este e outros problemas econômicos decorrentes da instabilidade política são temas do podcast do Conselho de Economia Empresarial e Política (CEEP), da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), desta quarta-feira (29).

No episódio, o economista Antonio Lanzana, copresidente do CEEP, comenta que a espiral inflacionária se tornou um problema cada vez mais grave e que a expectativa de desaceleração não se confirma. “A inflação realmente preocupa e somente deverá voltar à meta em 2023. Isso implica elevação dos juros e forte impacto sobre o nível de atividade econômica”, afirma Lanzana.

No bloco político, o sociólogo Paulo Delgado, também copresidente do CEEP, analisa a instabilidade política, os trabalhos da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da pandemia e o avanço da Reforma Administrativa na comissão especial da Câmara dos Deputados.

“Instabilidade política é como dirigir em nevoeiro. É sempre insegurança para todos”, destaca Delgado. “A CPI já deu o que tinha que dar. Precisa apresentar o relatório”, cobra o copresidente do conselho.

No terceiro bloco, o economista André Sacconato avalia a crise da incorporadora chinesa Evergrande e o discurso do presidente Jair Bolsonaro na Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU). “O presidente fez um discurso muito polêmico, mas foi ignorado pelo mundo”, pontua o integrante do CEEP.

Ouça, a seguir, o podcast na íntegra.