Podcast - Pandemia modifica cenário de fretes internacionais


Período de crise contribuiu para a escalada vertiginosa de fretes internacionais (Arte: TUTU)

No mais recente episódio do podcast Mercado & Perspectivas, da FecomercioSP, conversamos com a diretora comercial da Vendemmia Internacional, Samia Sleiman Raya, sobre comércio exterior e logística internacional em tempos de pandemia.

A diretora de uma das principais operadoras de logística do País, fundada em 2011, fala sobre como este período de pandemia afetou o setor: “A pandemia modificou o ritmo de embarques, o volume de cargas e o cenário do mercado internacional por completo”. Samia conta também que houve um aumento substancial nos volumes de importação e exportação, o qual os colaboradores não estavam preparados.

O período de crise contribuiu para a escalada vertiginosa de fretes internacionais em todos os modais: “Atualmente, estamos no maior patamar de níveis de fretes da história do comércio internacional”, analisa.

Na gravação, Samia Sleiman falou ainda sobre a tributação nacional para o setor. Para ela, a alta carga tributária dificulta manter a operação em ordem, mas ela acredita nas oportunidades para um ambiente tributário com mais simplificação e digitalização. “A tecnologia é um caminho sem volta. Acredito que é o que vai ajudar a diminuir a insegurança jurídica.”

Além destes assuntos, a conversa com a executiva trata dos desafios impostos pela pandemia e dos investimentos da empresa em tecnologia e comunicação com o cliente, além das expectativas para o ano de 2022.

Ouça o podcast.


Fonte: FecomercioSP Arte: tutu