Precisa fazer as unhas? Robôs prometem fazer o papel de manicure


Agora, veja mais sobre franquias (Divulgação/Sebrae/SP)

NOVA YORK - Já imaginou um robô fazendo suas , como uma manicure? Pois é nisso que estão trabalhando três startups americanas, para adiantar a vida das mulheres no salão de beleza. As empresas Clockwork, Coral e Nimble desenvolveram tecnologias distintas e diferentes modelos de negócios para oferecer às clientes uma mudança de cor rápida em suas mãos.

Uma das start-ups, pelo menos, teve uma origem divertida. A namorada de Omri Moran, da Nimble, chegou atrasada para um encontro com ele. Motivo: as unhas estavam horríveis, fruto de uma manicure desastrada. Logo, ele começou a imaginar uma abordagem robótica para manicure e passou a trabalhar em sua ideia, que se transformou na empresa em que trabalha atualmente. O conceito, no qual duas outras start-ups estão trabalhando separadamente, busca oferecer uma maneira simples de pintar as unhas à prova de falhas.


Braços robóticos

A tecnologia incorpora um tipo de hardware — como um braço robótico — para pintar as unhas, com software que depende do aprendizado de máquina para distinguir uma unha da pele ao seu redor. Cada empresa usa uma abordagem diferente, mas depende essencialmente da digitalização de milhares de formas de unhas para criar um banco de dados.

As câmeras dentro dos aparelhos tiram fotos das unhas de cada usuária, um processo que se repete cada vez que uma manicure é feita, inclusive na mesma pessoa.


FONTE: https://exame.com/tecnologia/precisa-fazer-as-unhas-robos-prometem-fazer-o-papel-de-manicure/