top of page

Reembolsos, o turismo ainda se expõe a riscos desnecessários

Condições climáticas extremas, eventos geopolíticos ou de saúde destacam a importância de ter ferramentas para evitar atrasos e possíveis problemas legais


Especialistas em pagamento alertam que muitos operadores turísticos e agências de viagens estão se expondo a riscos de cancelamento desnecessários por meio de processos de pagamento desatualizados.


Em 2020, taxas de cancelamento bem acima de 100% não apenas causaram uma crise existencial para as empresas de viagens que vislumbram um mundo sem viagens, mas também causaram uma crise de reembolso de curto prazo que levou muitas delas à falência.


Como muitos operadores turísticos e agências de viagens enfrentariam hoje o mesmo desafio se houvesse outra emergência global de saúde, catástrofe, clima extremo ou mesmo um evento geopolítico que impedisse os viajantes de fazer as viagens internacionais pelas quais pagaram?

A resposta é que qualquer operador turístico ou agência de viagens que pague seus provedores de viagens por meio de transferências bancárias teria muita dificuldade em ser reembolsado e, infelizmente, há muitos deles.


Spencer Hanlon, chefe de viagens da provedora fintech Nium, comenta: "Em uma situação tão catastrófica, a realidade é que mesmo as reservas reembolsáveis ​​podem não ser reembolsadas e, se forem, os pagamentos podem levar semanas ou até meses. Claro, não reservas reembolsáveis ​​serão ainda mais difíceis de recuperar – na verdade, algumas empresas ainda estão envolvidas em ações legais decorrentes dos cancelamentos de março de 2020 e podem nunca mais ver esse dinheiro.”


"Mas existe uma maneira de gerenciar ou mesmo evitar esse risco? Felizmente, existe na forma de cartões de crédito virtuais. Assim como os cartões de crédito ao consumidor oferecem ao consumidor uma proteção muito maior caso ele não pague um serviço, os cartões virtuais B2B também protegem as empresas de viagens.


“Isso significa que, se houvesse outra onda de cancelamentos, seria muito mais fácil solicitar o reembolso e, o que é mais importante, seria resolvido muito rapidamente, o que significa que os operadores turísticos e agentes de viagens teriam o dinheiro para trás em suas contas. em questão de dias, não anos.


Os cartões virtuais também facilitariam o gerenciamento operacional em caso de cancelamento em massa, por exemplo, automatizando a reconciliação. E do ponto de vista da atividade diária, também fazem muito sentido: oferecem controlos que os cartões tradicionais ou transferências bancárias não oferecem, permitem pagamentos muito mais rápidos e, além disso, são muito mais baratos.


Nesse sentido, os cartões virtuais modernos oferecem à indústria de viagens um nível semelhante de tecnologia e serviço que todos esperamos como consumidores no mundo de 2023. Enquanto isso, os métodos tradicionais de pagamento por transferência bancária permanecem ancorados na tecnologia legada.


FONTE: https://po.travel2latam.com/

bottom of page