Ribeirão Preto participa da 15ª temporada do Primavera dos Museus



Preservando os momentos da experiência e da vida humana, os museus possuem papel fundamental na educação e cultura. E para incentivar que as pessoas visitem esses espaços e conheçam mais sobre nossa história, o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) promove a 15ª edição da Primavera dos Museus. O evento que ocorre anualmente terá sua edição deste ano entre os dias 20 e 26 de setembro.

A cada ano, o Ibram lança um tema diferente para nortear as atividades dos museus. Segundo a organização do evento, o tema deste ano, "Museus: perdas e recomeços", é um convite à reflexão sobre a função dos museus neste momento de tantas perdas pela qual o Brasil e o mundo passaram, com impacto não somente no presente, mas também nas memórias e no futuro dos brasileiros.

“As perdas são materializadas em toda a área da atividade humana. E no momento de pandemia, como este, é a oportunidade maravilhosa para os museus, que têm um repositório de experiências humanas nessa área de perdas, poderem devolver um pouco disso para a sociedade”, disse Pedro Mastrobuono.

A 15ª edição da Primavera dos Museus também marca a reabertura de parte desses espaços que permaneceram fechados por mais de um ano em virtude das restrições impostas pela Covid-19.

A Secretaria Municipal da Cultura e Turismo preparou uma programação local para participar desta edição. Acompanhe as atividades desta semana:

MUSEU DA IMAGEM E SOM DE RIBEIRÃO PRETO 20/09/2021 a 26/09/2021 - 19h às 20h30

Visitação em formato híbrido da exposição de longa duração com mediação. Visitação: Rua Cerqueira César, 371 – Centro

divisaoequipamentos@cultura.pmrp.com.br Tel: (16) 3635-3660 | (16) 9810-76888

Encontro on-line com músico/compositor sobre a crise causada pela pandemia e a contribuição da arte neste recomeço.

Participantes: Alessandro Machado Músico, compositor e professor. Entrevistador: Renato Caetano da Silva - chefe da Divisão de Equipamentos Culturais

Você poderá assistir pelo Facebook do Museu da Imagem e do Som - José da Silva Bueno, o MIS/RP.

MARP - MUSEU DE ARTE DE RIBEIRÃO PRETO 21/09/2021 - 19h às 20h30 Encontro on-line - Reconexão do museu com o seu público.

A conversa terá a mediação de Nilton Campos (Capivari da Mata-SP | Vive e trabalha em Ribeirão Preto-SP), arquiteto e urbanista, está na direção do MARP desde 2002, onde, dentre outras coisas, coordenou e realizou o inventário e a catalogação definitiva do acervo do MARP, coordena o SARP - Salão de Arte de Ribeirão Preto Nacional-Contemporâneo e o Educativo do Museu. É conservador/restaurador de obras de arte, realiza projetos de curadoria, expografia, programação visual, projeto gráfico e outros, para o MARP, outras instituições e para projetos e espaços independentes.

Com as participações de:

Affonso Malagutti – Graduado em Arquitetura e Urbanismo. Atua como bordadeiro e ilustrador. Ele também é um dos membros fundadores do Coletivo AFIM, grupo que atua propondo debates e ações culturais e de valorização do comércio local de sua cidade natal, Ribeirão Preto.

Camila Paulucci (Ribeirão Preto -SP | Vive e trabalha em Ribeirão Preto-SP) Arquiteta e Urbanista sócia-fundadora do Estúdio Arara, graduada pelo Centro Universitário Barão de Mauá, em 2019. Durante a graduação integrou o Projeto de Extensão Instituto Cultural Engenho Central, de 2016 a 2019, onde desenvolveu pesquisas sobre arquitetura patrimonial agroindustrial.

Gabriel Azarias (Mococa-SP | Vive e trabalha em Ribeirão Preto-SP) Formado em arquitetura e urbanismo pela Universidade Paulista, em 2018. Trabalha desde 2015 no MARP - Museu de Arte de Ribeirão Preto Pedro Manuel-Gismondi como arte- educador. É também produtor/secretário da 30ª edição da MAJ - Mostra de Arte da Juventude do SESC Ribeirão Preto. Membro eleito da diretoria da AAMARP – Associação de Amigos do MARP, no cargo de segundo secretário.

Você acompanha a Live no Facebook do MARP.


MUSEU DA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL DE RIBEIRÃO PRETO 22/09/2021 - 19h às 20h30 Encontro on-line - Saúde mental em tempos de crise: O museu como um espaço de acolhimento.

Mediação: Bárbara A. R. Dal Fabbro – Jornalista, Gestora cultural e chefe de seção do Museu Municipal da Segunda Guerra Mundial de Ribeirão Preto “Expedicionário José Vivanco Solano”.

Convidada: Maura Ramos S. Dal Fabbro – Psiquiatra e Psicoterapeuta atuante na região de São José do Rio Pardo (SP), que utiliza de recursos culturais (filmes, livros, músicas etc.) para terapias e treinamentos de profissionais de saúde e educação.

Convidada: Cláudia Helena Araújo Baldo – Docente na Educação Infantil e no Ensino Fundamental I, na área de Letramento Digital e Robótica, Consultora Pedagógica em Educação Escolar, Mestra em Educação (FFCLRP-USP).


LANÇAMENTO DO VÍDEO “BOTÂNICA DO COMPLEXO DOS MUSEUS - EXEMPLO DE RECOMEÇOS" No dia 23/09, às 19h No Instagram @museuribeiraopreto

A produção traz o conhecimento científico da bióloga Dra. Glaucya de Figueiredo Mecca. MUSEU HISTÓRICO E DE ORDEM GERAL PLÍNIO TRAVASSOS DOS SANTOS Av. Prof. Dr. Zeferino Vaz, s/n - Campus da USP (16) 9810-76888 20/09/2021 a 25/09/2021 - 9h às 16h

VISITA MEDIADA – Projeto que expõe imagens e textos sobre o Complexo dos Museus e os Museus Municipais de Ribeirão Preto, narrando suas trajetórias e seus recomeços. Para mais informações, acompanhe as mídias sociais da Secretaria da Cultura e Turismo (Instragram @culturaeturismorp e Facebook/culturarp).


Fonte:PMRP|CCS