RP: Fundet contratou 281 jovens para atuação em repartições municipais


Foto: Alexandre de Azevedo

A Fundação de Educação para o Trabalho, Fundet, promove ações de aprendizagem e qualificação profissional, além de estágios e emprego para jovens em órgãos municipais.

No ano de 2021, foram realizados dois processos seletivos para a contratação de 163 estudantes do ensino superior de diversas áreas, como Administração, Ciências Contábeis, Engenharias e Jornalismo, para atuação nas secretarias e autarquias.


“Ribeirão Preto está oferecendo as melhores oportunidades, de maneira ampla, ao maior número de jovens da nossa cidade para que possam realizar suas atividades profissionais e educacionais. Vamos continuar trabalhando para atendermos ainda mais jovens”, afirma o prefeito de Ribeirão Preto, Duarte Nogueira.


A jornada semanal de estágio é de 30h ou 20h, cumpridas conforme definição da Administração Municipal, pelo período de 12 meses ou prorrogado até o limite da Lei. Os contratados recebem bolsa-auxílio de até R$ 650,00, com direito a auxílio-transporte.

No decorrer do ano, nos meses se maio, junho e novembro, também aconteceram três contratações para o programa Jovens Aprendizes. Foram 118 adolescentes, de 15 a 17 anos, contratados por critério de vulnerabilidade social, Após frequentarem o curso de aprendizes, iniciaram o trabalho na prefeitura.


Em junho, foi celebrado um acordo de cooperação entre a Prefeitura de Ribeirão Preto, Câmara Municipal e Poder Judiciário que entregou celulares com o intuito de proporcionar a inclusão digital e assegurar o direito à profissionalização de jovens entre 14 e 21 anos, atendidos pela Fundet (Fundação de Educação para o Trabalho).


Plauto Garcia Leal, presidente da Fundet, explicou que estes foram os primeiros celulares entregues. “Nossa intenção é proporcionar aos nossos alunos a possibilidade de estarem conectados”, explica.


Os celulares entregues foram apreendidos pela Receita Federal e cedidos para a Prefeitura. No total, foram distribuídos 41 aparelhos com chips e pacote de dados de internet subsidiados pela ACIRP.


Fonte: PMRP