RP: MARP tem programação especial em comemoração aos seus 30 anos



No próximo sábado, dia 15 de janeiro, das 10h às 16h, o MARP (Museu de Arte de Ribeirão Preto Pedro Manuel-Gismondi), inaugurado em 22 de dezembro de 1992, dará início às comemorações de suas três décadas de existência, apresentando ao público a exposição “Você consegue me ver?”, com entrada gratuita.

Concebida por Nilton Campos, a exposição será composta por uma seleção de 16 obras dos artistas Ana Nitzan, Ana Sant’Anna, Claudio Cretti, Ermelindo Nardin, Ernesto Neto, Gabriel Pessoto, Higo Joseph, Jimson Vilela, Nicole Kouts, Pedro Manuel-Gismondi e Roberta Segura. As obras selecionadas pertencem ao acervo MARP e foram doadas ao museu nos últimos quatro anos.

O título da mostra “Você consegue me ver?” é uma apropriação do título de um vídeo que abre a exposição. Este vídeo, realizado pela artista paulistana Nicole Kouts em 2020, é um autorretrato baseado em dois tempos, dois espaços, duas imagens e uma pessoa.

“Através das obras apresentadas, a mostra nos proporciona questões muito atuais, relacionadas ao corpo, à identidade, à rotina, ao isolamento, às relações, aos sentimentos, ao contexto político, ao transitório, à reflexão e seus desdobramentos. O título da exposição também nos instiga a uma ampla reflexão sobre as instituições culturais, que resistem às adversidades, não são valorizadas e muitas vezes, com pouca visibilidade”, afirma o diretor do museu, Nilton Campos.

Ainda no dia 15, os visitantes do MARP ganharão um exemplar do livro “O mundo não escrito”, do artista Jimson Vilela, que realizou recentemente um projeto expositivo no museu e está com uma obra na exposição de aniversário. Neste mesmo dia, o público também poderá conferir as obras da exposição do “46° SARP (Salão de Arte de Ribeirão Preto Nacional Contemporâneo), em seu último dia de visitação.

Local da exposição: MARP, rua Barão do Amazonas, nº 323

Horários de visitação: de terça a sexta-feira, das 14h às 17h30 (permanência até 18h). Aos sábados, das 10h às 16h.

Mais informações: (16) 3635 2421, ou pelo e-mail marp@cultura.pmrp.com.br