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Serviço de mediação da ACSP deve ser levado para todo o país

A iniciativa é fruto de uma parceria firmada com a Facesp e a CACB


O serviço de resolução extrajudicial de conflitos oferecido pela Associação Comercial de São Paulo (ACSP) por meio da sua Câmara Empresarial de Mediação e Arbitragem (CEMAAC) será levado para todo o Brasil. A iniciativa é fruto de uma parceria envolvendo a ACSP, a Federação paulista e a Confederação das associações comerciais


A proposta da CEMAAC é evitar a judicialização dos contratos comerciais e trabalhistas abrindo a possibilidade de acordos entre as partes conflitantes. A mediação e a arbitragem costumam ser um caminho mais ágil e menos oneroso que o da Justiça. Na câmara da ACSP, 80% dos casos envolvendo mediação são resolvidos em uma única sessão.


Inicialmente, o plano é levar os serviços da Câmara para o interior paulistas por meio das mais de 420 entidades ligadas à Federação das Associações Comerciais do Estados de São Paulo (Facesp). Mais à frente, a Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB), com suas mais de 2,3 mil associações vinculadas, deve levar a mediação e arbitragem para outras localidades do país.


Roberto Mateus Ordine, presidente da ACSP, destaca que a Facesp foi apenas a primeira Federação vinculada à CACB a fazer essa adesão.


Pelo modelo de negócio elaborado, as novas unidades da Câmara, implantadas durante o primeiro ano da parceria estarão isentas do custo de implantação junto à CEMAAC. Serão cobrados das ssociações comerciais apenas a taxa anual de manutenção, suporte administrativo e tecnológico.


Já os filiados às associações ligadas à Facesp terão desconto de 30% nas taxas de registro e de administração nos serviços de mediação e arbitragem.


Além disso, todas as receitas geradas pela abertura de procedimentos de conciliação, mediação e arbitragem serão rateadas entre a CACB, a CEMAAC, as Federações e as associações comerciais, que ficarão com 60% da rentabilidade das operações.


Todo o material de marketing necessário para a divulgação do serviço, também será disponibilizado com a possibilidade de personalização para cada associação comercial.

A novidade foi apresentada durante o 20º Congresso Facesp, realizado entre os dias 27 e 29 de março na cidade de Atibaia (SP).



FONTE: dcomercio.com.br

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