Trilha de Direitos Humanos

Na condição de membro da Rede Brasil do Pacto Global da ONU, informamos que está disponível, uma ferramenta que objetiva auxiliar as empresas a caminharem na jornada ESG (sigla em inglês para se referir a questões ambientais, sociais e de governança).


É a chamada Trilha de Direitos Humanos, que abrange 92% das metas dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. Essa trilha integra a Plataforma de Ação pelos Direitos Humanos do Pacto Global, a qual abarca a nova ferramenta.


Assim, até o dia 22 de julho, toda empresa e organização participante da rede do Pacto Global no Brasil (mais de 1.600 empresas e organizações) pode usar a ferramenta, que é gratuita. Acesso disponível aqui.


A ferramenta permite que as empresas façam um autodiagnóstico inicial, por meio de um questionário sobre governança e temas como trabalho decente, igualdade, inclusão, saúde e segurança ocupacional, incluindo saúde mental, impactos na comunidade, meio ambiente e clima.


Ao fim do preenchimento das questões, o resultado e a mensuração do nível de engajamento são calculados automaticamente e mostrados por meio de gráficos, percentual de aderência e textos explicativos. Esse conteúdo é restrito à empresa participante. O Pacto Global receberá os resultados de forma consolidada.


A ideia é que, após a avaliação inicial, as empresas possam entender a situação em que se encontram, e assim poderem buscar por soluções e consequentemente melhorar seus indicadores ESG.


Para os sindicatos, a adesão à Rede Brasil do Pacto Global é gratuita, assim como para empresas mediante critérios de faturamento anual. Informações em https://www.pactoglobal.org.br/como-aderir


Fonte: FecomercioSP.