top of page

Turismo de curta distância deve explorar os feriados prolongados em 2023

Nos próximos dois anos, muitas datas cairão no fim de semana

Este ano está repleto de feriados prolongados para o turismo explorar. O cenário é propício para a realização de viagens de curta distância, segundo aponta Mariana Aldrigui, presidente do Conselho de Turismo da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), em sua primeira reunião de 2023, na última quinta-feira (26).

“Além da previsão do bom desempenho, já esperado por causa dos turistas que querem voltar (ou continuar) a viajar após as restrições causadas pela pandemia, o turismo terá esta questão dos feriados. Isso vai fomentar percursos de pequena distância”, disse Mariana aos presentes no encontro.

A análise é baseada também no efeito substituição, uma vez que, com as passagens aéreas com preços históricos elevados, as famílias buscam alternativas mais econômicas e mais próximas do domicílio.

Em 2023, dentre os feriados nacionais, quatro caem em uma segunda ou sexta, permitindo a famosa “emenda” com o fim de semana. Outros três cairão em uma quinta-feira e podem virar feriados prolongados. Entretanto, ao considerar o futuro, o setor de ser cauteloso, pois parte destas datas cairá em dias desfavoráveis às empresas.

“Muito do que for realizado neste ano com os feriados não vai poder entrar nos planejamentos dos próximos dois anos, porque o cenário vai mudar completamente”, afirma Mariana, referindo-se a datas importantes, especialmente nos meses de setembro, outubro e novembro, que cairão no sábado, em 2024 – que é ano bissexto –, e no domingo, em 2025.

Veja, a seguir, a lista da datas dos feriados nacionais.

Feriado Dia da semana em 2023 Dia em 2024

Paixão de Cristo (7 de abril) sexta-feira 29 de março (sexta-feira)

Tiradentes (21 de abril) sexta-feira domingo

Dia do Trabalho ( 1º de maio) segunda-feira quarta-feira

Independência do Brasil (7 de setembro) quinta-feira sábado

Nossa Senhora Aparecida (12 de outubro) quinta-feira sábado

Finados ( 2 de novembro) quinta-feira sábado

Proclamação da República (15 de novembro) quarta-feira sexta-feira

Natal (25 de dezembro) segunda-feira quarta-feira


FONTE: fecomercio.com.br

Comentarios


bottom of page