Índice de adequação de estoques da FecomercioSP cai 0,2% em maio

O levantamento mostra que 68,8% das grandes empresas considera ter estoques adequados, contra 57,6% das pequenas

O Índice de Adequação dos Estoques (IE) da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) caiu 0,2% na margem em maio, após alta de 3,2% em abril, informou nesta segunda-feira, 22/05, a entidade. Com o resultado, o IE atingiu os 116,0 pontos. Na comparação com maio de 2022, o índice cedeu 5,6%.

Entre março e abril, a proporção de empresários que considera ter estoques adequados caiu 0,1 ponto porcentual, de 58,0% para 57,9%. Houve queda na razão dos que consideram ter estoques maiores que o adequado (27,6% para 26,2%) e alta entre os que veem estoques menores que o adequado (14,2% para 15,7%).

O IE cresceu entre as empresas de grande porte (4,9%), mas contraiu na margem entre as de pequeno porte (-0,3%). Na amostra analisada pela FecomercioSP, 68,8% das grandes empresas considera ter estoques adequados, contra 57,6% das pequenas.

Nas grandes empresas, 17,2% dos respondentes consideravam ter estoques acima do adequado, contra 14,0% que relataram estoques abaixo do adequado. As proporções são de 26,4% e 15,8% nas pequenas empresas, respectivamente.

Nas aberturas por setores, o IE cresceu 4,3% entre as empresas de bens semiduráveis, enquanto as de bens duráveis e de não duráveis apresentaram recuo no índice, de 1,0%.

Entre as companhias de bens semiduráveis, 54,1% julgavam ter estoques adequados, contra 19,5% que relataram estoques acima do adequado e 26,3%, abaixo do adequado.

Entre as empresas de bens duráveis, 62,1% relataram ter estoques adequados, enquanto 23,0% falaram em estoques acima do adequado e 14,4%, abaixo.

Nas empresas de não duráveis, 57,1% consideravam seus estoques adequados, contra 34,0% que consideravam seus estoques acima do ideal e 8,9%, abaixo.

FONTE: dcomercio.com.br