top of page
O SindTur - 80 anos de Serviço

Fale Conosco

Há 80 anos, o Sindicato de Turismo e Hospitalidade de Ribeirão Preto surgia com a proposta de representar e defender os interesses do setor de serviços de Ribeirão Preto e de uma região composta por 24 cidades. Com o pioneirismo dos empreendedores da época, buscou-se o crescimento e desenvolvimento através de serviços de assistência, orientação e capacitação às empresas, além de participar ativamente nas primeiras negociações coletivas do trabalho.

E esta história de trabalho começou no dia 28 de outubro de 1942, em sessão extraordinária, quando se reuniram os membros da Diretoria e Conselho Fiscal da Associação dos Profissionais de Turismo e Hospitalidade de Ribeirão Preto. Sob a presidência de Antônio Nilo Bergamini, com a presença de grande número de associados, deu-se conhecimento aos presentes sobre o importante acontecimento para a associação, agora reconhecida como sindicato, conforme carta sindical assinada pelo Ministro do Trabalho, Indústria e Comércio à época, no dia 24 de outubro de 1942.

 

ENVIO DE MENSAGEM SEGURO

Obrigado! Mensagem enviada.

Desde então, o Sindtur atua com empresas das seguintes categorias econômicas, enquadradas no 5° grupo - Turismo e Hospitalidade da Confederação Nacional do Comércio: Agências de Viagens; Asseio e Conservação - Limpeza Ambiental; Agências de Viagens; Empresas de compra e venda, locação e administração de imóveis; Shopping centers; Lavanderias; Institutos de beleza, cabeleireiros de senhoras, oficiais barbeiros; Empresas prestadoras de serviços em organização de congressos, feiras e exposições,  convenções, eventos congêneres e parques temáticos; Casa de diversões, compreendidos em lan house, casas de jogos, parque de diversões, circos, casas noturnas, centros culturais e casas de recreação; Empresas de conservação de elevadores e lustradores de calçados.

presidentes_page-0001.jpg

Hoje, o Sindtur tem procurado atuar a partir da preocupação em estimular o trabalho qualificado e elevar o profissionalismo do empresariado local com o desenvolvimento de projetos tanto para as empresas quanto para os funcionários. Em parceria com o SEBRAE, SENAC e Empresas, vêm aprimorando a gestão empresarial no segmento de serviços, procurando desta forma fortalecerem os setores representados. Além dessas instituições, o Sindtur é filiado à Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (Fecomércio), à Federação Nacional das Empresas Prestadoras de Serviços de Limpeza e Conservação (Febrac), à Confederação Nacional do Comércio (CNC), ao SESC e SENAC.

 

Esta imagem institucional sólida só pôde ser construída com a oferta de produtos de qualidade e serviços de reconhecida excelência. Por isto, os Presidentes que assumiram estas responsabilidades como Antonio Nilo Bergamini 1942 à 1952; Elzeário Marques - 1952 à 1983; Saranti Constantino Athanasio Sarantopoulos  1983 à 1986; Milton Barbosa - 1986 à 2003; e Aguinaldo Rodrigues da Silva - 2004 - atual presidente, optaram sempre em fazer o melhor possível para atender as necessidades de todos os filiados.

Se hoje, Ribeirão Preto e a região, têm economia forte e diversificada, devemos esta condição ao pioneirismo e empreendedorismo dos primeiros diretores do sindicato e empresários do setor de serviços, que geraram renda, empregos, e novas oportunidades de negócios, a partir do sucesso de suas iniciativas.

 

Durante o período de 2009 a 2016, buscando fortalecer o contato com os associados, criar confiança e motiva-los, o Sindtur, juntamente com o Sinbfir e o Sindcorp, desenvolveu o “Jornal dos Prestadores de Serviço”, o qual tinha como proposta ser reconhecidos pelos associados e pela comunidade riberãopretana como entidades comprometidas com a ética, a cidadania e a responsabilidade social. A expectativa era estar sempre à frente nas batalhas necessárias ao alcance na nossa missão, atuando sob valores morais inquestionáveis com produtividade, independência política e de forma convergente.

ministro do turismo 2009_page-0001.jpg

Contando um pouco dessa história nos últimos anos, em maio de 2009, Ribeirão Preto teve a visita do então Ministro do Turismo, Luiz Eduardo Pereira Barreto Filho, trazendo a notícia da escolha da cidade como referencia no seguimento de negócios e eventos, não apenas pela localização estratégica, mas também por apresentar os requisitos necessários ao pleno desenvolvimento do segmento de negócios e eventos, criando, assim, a Secretaria do Turismo de Ribeirão Preto, para unir forças em prol do turismo. Tal acontecimento destaca o bom trabalho realizado pelo Sindtur em todos esses anos de sindicato, tendo seus esforços valorizados.

Em 21 de setembro de 2009 o Presidente do Sindtur, Aguinaldo Rodrigues da Silva, participou da reunião plenária mensal da Fecomércio da apresentação do “Selo Fecomércio de Qualidade”, o qual estava buscando introduzir em Ribeirão Preto, nos estabelecimento comercias e nos prestadores de serviço, para estabelecer o conceito de qualidade integral na busca de satisfação do consumidor, melhorando a imagem dos estabelecimentos comerciais, incrementar a gestão de negócios e desenvolver os profissionais do setor. O Sindtur, para que isso fosse possível, promoveu e produziu cursos, workshop, feiras e eventos com o proposito de propiciar acumulo de conhecimento para um bom desempenho funcional, Além da igualdade de oportunidades para os clientes, o incentivo ao respeito a diversidade e responsabilidade social a prestação do serviço.

Em meados de 2009, após a perda da representatividade, a categoria econômica das Empresas de compra e venda, locação e administração de imóveis foi integrada ao Sindtur. Neste mesmo ano foi realizada a reunião do 1º Salão Imobiliário de Ribeirão Preto, onde o Presidente Aguinaldo Rodrigues da Silva destacou em seu discurso a importância e força do setor imobiliário na cidade e no país, sendo uma maquina a serviço da economia.

 

Desde este mesmo ano, o Sindtur tem buscado o desmembramento das categorias econômicas sob a sua representação e criação de sindicatos específicos para representar estas categorias econômicas. Por isso, está percorrendo um longo processo para formalizar e conseguir o registro do Ministério do Trabalho e Emprego para a criação do Sindicato das Empresas de Asseio e Conservação de Ribeirão Preto e região (SEAC-RP), Sindicato dos Condomínios (Sindcorp) e Sindicato dos Institutos/profissionais de Beleza e Cabeleireiros (Sindbeleza).

O Sindtur, com a preocupação de qualificar profissionais e visando contribuir para o aperfeiçoamento da prestação de serviço nas áreas das categorias que representa, sempre realizou cursos de capacitação.

sindcorp 2009_page-0001.jpg
portaria 2010_page-0001.jpg

No inicio do ano de 2010 entregou mais de 80 certificados para porteiros que concluíram o curso o qual foi ministrado noções de segurança e ética para recepção e portarias. O curso foi o primeiro nessa temática, superou a expectativas de participação, foi bem aceito e trouxe experiências muito boas. Também realizou diversos outros cursos, como “Supervisores e Encarregados e Asseio e Conservação”, “Agentes e Técnicas de Limpeza”, “Capacitação, segurança e ética para recepção e portarias”, “Introdução á administração de pessoas”, “Aprimoramento de Lideres” e “Curso Básico de Suporte à Vida” além de palestras sobre, por exemplo, comunicação eficaz e liderança focada em resultados, tudo pensando nos associados.

Entrega de certificados no Sindtur

No final de 2010, o presidente do Sindtur foi convidado pelo presidente da Secovi-SP para participar do ciclo de palestras “Política Olho no Olho”, que 

contou com a presença do Ministro do Trabalho e Emprego da época. Foram abordados assuntos referentes ao fortalecimento do Sistema Nacional de Intermediação de Mão de Obra e dos programas de formação profissional. 

reunião fecomercio rp 2011_page-0001.jpg

Em abril de 2011 o Sindtur sediou a reunião mensal da Coordenadoria Norte da Fecomércio. A reunião marcou a volta do Sindicato como integrante e representante da Coordenadoria. Classificaram a reunião como bastante proveitosa, a qual contou com a presença do presidente da Comissão de Relações Sindicais e dos presidentes dos Sindicatos dos Prestadores de Serviço de todas as cidades que formam a Coordenadoria Norte, que são: Araraquara, Bebedouro, Franca, Jaboticabal, Jau, Matão, Ribeirão Preto, São Carlos e Sertãozinho.

O Sindtur participou da Primeira Conferência Nacional de Emprego e Trabalho Decente, que ocorreu em 2011, com o presidente Aguinaldo representando os prestadores de serviços e o setor empresarial.

Reunião mensal da Coordenadoria Norte da Fecomércio

O objetivo geral da Conferência foi contribuir para a construção, o fortalecimento e a promoção de uma Política Nacional de Emprego e Trabalho Decente. No mesmo ano, o presidente representou São Paulo na Primeira Conferência Nacional de Emprego 

emprego descente 2011_page-0001.jpg

e Trabalho Decente, onde foi discutidos temas sobre promoção dos direitos no trabalho, geração de oportunidade de emprego, extensão da proteção social e fortalecimento do diálogo social.

 

O inicio do ano de 2012 trouxe grandes novidades, o presidente do Sindtur, Aguinaldo Rodrigues da Silva, foi eleito vice-presidente do Conselho de Serviços da Fecomércio, órgão de estudo onde realizam análise de questões que afetam direta ou indiretamente o segmento, debatem e sugerem medidas para o aperfeiçoamento do setor.

Conferência Nacional de Emprego e Trabalho Decente

Além disso, a Fecomércio juntamente com a Confederação Nacional do Comércio criou, no final de 2011, o Sistema de Excelência em Gestão Social (SEGS) e a partir dele avaliou positivamente o desempenho sindical do Sindtur, destacando que foi o único sindicato filiado à Federação que cumpriu todas as etapas exigidas pelo SEGS, sendo a gestão sindical considerada satisfatória e plenas condições de aplicar melhorias capazes de aperfeiçoar o trabalho do sindicato e satisfazer as expectativas de seus filiados.

 

No mesmo ano, o Presidente do Sindtur presidiu a reunião do mês de abril do Conselho de Serviços da Fecomércio, onde expos Projetos de Leis de interesse do setor de serviços, resoluções e portarias, como também a divulgação de assuntos que afetam o dia a dia das empresas.

vice 2012_page-0001.jpg

No inicio de 2013, foi organizada uma reunião no Sindtur com os proprietários de casas noturnas e empresas de eventos para tratar de fiscalização e segurança, juntamente com representantes do Corpo de Bombeiro, da Fiscalização Geral da Prefeitura e da Câmara Municipal de Ribeirão Preto. O objetivo da reunião foi assegurar o cumprimento das normas de segurança para evitar que ocorram acidentes e tragédias.

 

Em Abril de 2013, pelo segundo ano consecutivo, o Sindtur recebeu certificação nível 1 no Programa de Excelência em Gestão Sindical pela Fecomércio. O certificado representou o reconhecimento da Fecomércio à participação do Sindtur no SEGS (Sistema de Excelência na Gestão Sindical), o qual busca fortalecer, profissionalizar e modernizar a atuação na defesa das empresas representadas.

Presidente do Sindtur presidiu a reunião do mês de abril do Conselho de Serviços 

O Sindtur, representado pelo Presidente Aguinaldo Rodrigues da Silva, juntamente com o Tesoureiro Paulo Correia Braga, prestigiaram o cinquentenário do SEAC (Sindicato de Asseio e Conservação) do estado do Rio de Janeiro no ano de 2013 em Brasília. No mesmo ano, também prestigiaram Pernambuco e Anseditur (Associação Nacional dos Secretários e Dirigentes de Turismo das Capitais e Destinos Indutores) no Festival de Turismo de Gramados, onde participaram do lançamento do projeto de expansão do Enotel de Porto de Galinhas.

Numa viagem ao outro lado do mundo, o Presidente do Sindtur foi representar o sindicato e a cidade de Ribeirão Preto, na companhia de um grupo de empresários, no Primeiro Fórum Internacional Lide China, desenvolvido em parceria com o Governo Chinês.

              Sindtur recebe certificação nível 1 no SEGS             

O evento contou com a presença do Embaixador do Brasil na China, dos Diretores Gerais do Gabinete de Assuntos de Hong Kong e Macau, dos Diretores Gerais do Departamento de Negocios e da Agricultura, além de Embaixadores de Portugal, Angola e Moçambique. Foi destacada na reunião a importância do agronegócio brasileiro e da cooperação entre o Brasil, a China e demais Países de Língua Portuguesa. O evento possibilitou a abertura de novos escritórios de sete empresas chinesas na cidade de Ribeirão Preto.

No final do ano de 2013 foi iniciado o projeto Copa-2014 em RP, realizado pela Secretaria do Turismo, com apoio do Sindtur e do Comturp, representados pelo Presidente Aguinaldo.

O potencial turístico, aliado aos fatores históricos, culturais, de lazer e gastronomia propiciou ferramentas para atrair turistas estrangeiros para Ribeirão Preto, em função da estadia para treinamento da Seleção da França na cidade. Já no começo de 2014, Aguinaldo representou o sindicato na comitiva que formalizou a vinda da Seleção da França para Ribeirão Preto.

 

Nesse Contexto, o Sindtur, representado pelo Presidente Aguinaldo Rodrigues da Silva, participou do projeto “Empresa Campeã – Como Faturar mais na Copa” na semana do MEI (Micro Empreendedor Individual), com o objetivo de mostrar ao empresário e ao prestador de serviço oportunidades de faturar mais durante a Copa do Mundo através de inovação de serviços, produtos e melhoria no relacionamento com colaboradores, fornecedores e clientes.

frança 2014_page-0001.jpg

                       Projeto Copa-2014 em RP                           

segs 2013_page-0001.jpg
china 2013_page-0001.jpg
fecomercio reunião 2012_page-0001.jpg
nova sede 2014_page-0001.jpg

No inicio do mês de junho de 2014 o Sindtur mudou de sede, foi para um novo prédio, melhor localizado, com melhores instalações e condições de uma prestação de serviços mais qualificadas aos seus associados. Este, que até os dias atuais é a sede do sindicado, está localizado no Bairro Alto da Boa vista, na Rua José Leal, nº 1340.

 

Em busca de fortalecer o setor imobiliário e proporcionar benefícios aos associados, o Sindtur firmou parceria com a Secovi-SP (Sindicato da Habitação na Internet) no final de 2014. Através de reuniões em Ribeirão Preto e São Paulo, o Presidente do Sindtur Aguinaldo Rodrigues da Silva, o Presidente e o Diretor da Secovi iniciaram a elaboração de um projeto conjunto para gerar lucro para o mercado Imobiliário da cidade e região de Ribeirão Preto e para a Capital.

conaserv 2016_page-0001.jpg

Organizado pelo Sindtur, Fecomércio-SP, CNC, Febrac, Fenavist (Federação Nacional das Empresas de Segurança e Transporte de Valores), SEAC-SP, Cebrasse (Central Brasileira do Setor de Serviços e pelo Secovi-SP, foi realizado em novembro de 2016 em Ribeirão Preto a Primeira CONASERV (Conferência Nacional de Serviços). Com a equipe montada pelo Presidente do Sindtur, fizeram do evento um marco no setor de serviços brasileiro. O objetivo do evento foi promover um encontro de empresas e lideranças do mercado de serviços a nível nacional, reunindo as maiores associações representativas empresariais do pais para tratar sobre temas que afetam o setor.

                       CONSERV em Ribeirão Preto                 

Em abril de 2016, durante a Assembleia Geral da Fecomércio, convocada especialmente para a eleição do seu novo Presidente, Aguinaldo Rodrigues da Silva, Presidente do Sindtur, foi eleito Presidente do Conselho de Serviços, pela aclamação dos representantes dos sindicatos presentes. A eleição de Aguinaldo repercutiu na Câmera Municipal de Ribeirão Preto, onde foi feito um requerimento parabenizando a posse como Presidente de um Conselho que tanto tem se destacado na defesa das Empresas Prestadoras de Serviços do Estado de São Paulo, salientando que foi a primeira vez que um Presidente de Sindicato interiorano ocupou tal cargo.

fecomercio 2016_page-0001.jpg

Como representante da categoria econômica de Empresas de Turismos, o Sindtur participou da criação do COMTURP, sendo que o Presidente Aguinaldo Rodrigues da Silva por duas vezes, 2014 a 2016 e 2018 a 2020, presidiu esta entidade representando os empresários do tread. Além disso, em junho de 2018, foi eleito e reeleito em 2022 para assumir a cadeira de Conselheiro do SESC-SP.

Desde a sua criação até os dias de hoje, o Sindtur tem participado de forma efetiva das lutas e movimentações em favor do setor, o que lhe garante representatividade na busca pela melhoria e desenvolvimento dos segmentos que representa.

imagem texto 1 - jornal 5.jpeg

       Paulo Cesar Garcia Lopes e Aguinaldo Rodrigues da Silva       

bottom of page