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Comportamento de consumo nos salões de beleza para 2023

Estudo foi apresentado pela WGSN durante evento de comemoração dos 100 anos da Keune


Durante o evento de comemoração aos 100 anos da marca Keune no mundo, que aconteceu em São Paulo, a especialista em tendências, moda e beleza, Bruna Ortega, da WGSN Latam, apresentou recente estudo da companhia sobre comportamento de consumo nos salões de beleza para 2023.

A empresa é autoridade global em tendências de todas as áreas de comportamento humano, com foco no varejo, consumo, moda e lifestyle.

Para falar de futuro, é preciso lembrar-se dos últimos dois anos totalmente atípicos, que impactaram tanto a vida da sociedade como um todo e é claro que isso tudo muda a forma como os cidadãos consomem nos próximos anos.

“A gente mudou enquanto pessoas, a gente reavaliou nossas relações, a gente reavaliou nosso negócio, e é justamente por isso que é tão importante entender como os clientes dos salões vão se comportar nos próximos anos.”

Bruna explicou que tendência não é algo que a gente nunca viu na vida, mas é algo que a gente vê crescendo ao longo dos anos. “Quando a gente diz que as informações serão tendência em 2023, significa que elas vão se tornar o ‘main streaming’, ou seja, vão atingir o grande público no próximo ano.”

As pessoas estão começando a sair de um lugar de insegurança, de medo, e estão caminhando, de fato, para um lugar de esperança. A especialista apresentou os sentimentos que estão mais latentes na cabeça dos consumidores, que são:

Percepção de tempo

Nos últimos anos foram extremamente desafiadores. Muitos se adaptaram durante a pandemia, mas as clientes têm uma vida completamente nova.

Muitas delas estão trabalhando dentro de casa, outras voltaram para o escritório presencialmente. A vida está mais híbrida neste sentido.

Cada um tem uma experiência diferente com o seu espaço de trabalho, uma dinâmica diferente com a sua família e uma série de outras mudanças. E, essas mudanças de comportamento e de rotina, fizeram com que as pessoas tivessem uma percepção de tempo alterada.

Isso muda as relações, a vida, a forma como se consome, isso traz a percepção de que o tempo está passando muito mais rápido do que o normal. Quando isso acontece, os indivíduos tendem a olhar para o passado como um lugar seguro. Outra consequência disso é o que se chama de ‘Jet Lag Social’, uma condição que tem causado nas pessoas essa sensação de exaustão, ou seja, o consumidor está extremamente cansado.

Apatia

Falta de emoção, falta de motivação, quando as pessoas deixam de reagir às coisas, trata-se de um estado de indiferença. Os consumidores estão um pouco mais apáticos em relação aos acontecimentos, afinal, não dá para ‘equilibrar todos os pratos’.

Houve um excesso de informações e as pessoas precisam escolher quais as causas que são importantes para as suas vidas.

Em 2020, a Organização Mundial da Saúde (OMS), listou a fadiga da compaixão como um fenômeno ocupacional global, ou seja, as pessoas estavam fadigadas de sentir compaixão o tempo todo, as pessoas estavam cansadas de lidar com todas as causas.

Por isso, cada vez mais, é importante ter a preocupação de serem relevantes, as pessoas não têm tempo a perder, elas não querem mais este excesso de informação. As pessoas estão repensando toda a vida, suas relações, estão inclusive dando ‘unfollow’ em diversos perfis.

Esperança

Há um viés de esperança bem forte.

Motivação cautelosa

Consumidor está muito mais cauteloso em relação aos seus gastos. Mesmo aqueles que não perderam seus empregos durante a pandemia, ou não tiveram, de certa forma, algum impacto financeiro no seu dia a dia, ainda assim, agem de uma forma mais cautelosa, estão com medo, por exemplo, de fazer grandes investimentos em longo prazo.

Quem são os consumidores do futuro?

Antecipadores

Querem ter sua vida e suas necessidades sejam antecipadas pelas empresas, pelos serviços que consomem. É preciso minimizar erros, minimizar a sensação de ansiedade e de carga mental dessas pessoas. O objetivo é oferecer soluções mais inovadoras e rápidas, tentar antecipar eventos e datas importantes dos clientes.

Exemplos: refil automático e serviços de assinatura.

Novos Românticos

Pessoas que vão precisar de um equilíbrio melhor entre sua vida pessoal e profissional. Uma parte da população trabalhou demais durante a pandemia, mas este pico de produtividade não é sustentável, tem uma consequência muito grave na saúde mental das pessoas. O Brasil é o país mais ansioso do mundo de acordo com a OMS.

Então, os Novos Românticos são aqueles consumidores que vão entrar no salão querendo um momento de bem-estar, de calma, por isso, os rituais nunca foram tão importantes, para que as clientes se sintam bem dentro e fora de casa. Uma alternativa é oferecer uma experiência de higiene emocional.

Exemplos: vela The Veil, ritual da Lua Cheia, soluções psicodélicas, Rainbow (marca que vende suplementos de cogumelos).

Conexões com os salões de beleza

A diretora de marketing e capacitação da Keune Brasil, Silmara Perla; e a gerente comercial da Keune Brasil, Claudia Landin, subiram ao palco do evento de comemoração do centenário da marca, após a palestra da WGSN sobre comportamento de consumo, para apresentar as conexões possíveis entre as tendências apresentadas e os salões de beleza.


Entre as possíveis soluções listadas estão:

– Manter contato com os clientes;

– Lembretes, por exemplo, que estão na hora de retocar a raiz do cabelo;

– Horários flexíveis/estendidos;

– Escutar o cliente;

– Fazer perguntas-chave aos clientes;

– Propor planos de assinaturas;

– Estabelecer, por exemplo, o Dia do Autocuidado;

– Oferecer drinks.


FONTE: negociosdebeleza.beautyfair.com.br

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